Conheça a história do Honda City, que fez 10 anos no Brasil em 2019
Inaugurado no mercado global com
carroceria hatchback em 1981, o modelo chegou ao Brasil em 2009 em sua terceira
geração como sedã
O Honda
City chegou ao Brasil em 2009, mas no mercado global o carro já tem quase 43
anos de história. Os dois primeiros modelos lançados na década de 80 tinham
carroceria hatchback e conceito diferente do que é comercializado hoje. A
primeira geração como sedã começou a ser vendida em 1996, cerca de 13 anos
antes do modelo chegar por aqui.
Com 10
anos de produção no Brasil em 2019, o City já teve mais de 240 mil unidades
emplacadas no país até o presente, sendo um modelo de grande importância para a
marca japonesa no mercado latino.
O primeiro Honda City foi lançado em 1981 com carroceria hatch, bom aproveitamento de espaço interno e motor 1.2 turbo nas versões mais esportivas. O carro começou a ser um sucesso e se propagou para diversos mercados. Em 1986, o modelo recebeu sua primeira atualização, com visual mais moderno e novos elementos de projeto.
Em 1996,
na Tailândia, surgiu a primeira geração do Honda City com carroceria sedã. Com
plataforma do Civic, o modelo passou a ser equipado com as motorizações 1.3 e
1.5, conquistando muitos consumidores no mercado asiático como Índia e
Tailândia.
2002 – Introdução da transmissão CVT
A segunda
geração do Honda City sedã, lançada em 2002, representou um grande avanço em
relação ao modelo antecessor. Além de melhorar o espaço interno, a praticidade
(modularidade de bancos) e o consumo de combustível, o sedã ganhou transmissão
automática tipo CVT pela primeira vez, demarcando sua nova estratégia de
mercado.
2009 –
Chegada ao Brasil
No
Brasil, o Honda City chegou apenas em sua terceira geração como sedã, no
momento em que já ultrapassava a marca de 1.2 milhões de unidades
comercializadas globalmente, em 45 países. Durante o lançamento no país, o
modelo se destacou pelas dimensões avantajadas, posicionada acima de sedãs
compactos e abaixo de sedãs médios.
2015 – Quarta geração chega ao Brasil
Os
principais destaques da quarta geração do sedã, que chegou ao mercado
brasileiro em 2015, foram as novas medidas da carroceria. Além das mudanças no
visual e na lista de equipamentos, o City ficou maior tanto em comprimento
quanto em largura. Em 2018, o sedã passou por uma reestilização, com leves
mudanças no visual e adoção de novos equipamentos.
Em 2020, a linha do sedã é comercializada em cinco versões no Brasil, sendo uma com câmbio manual de cinco velocidades (DX) e quatro com transmissão CVT (Personal, LX, EX e EXL). O motor é o 1.5 flex de 116 cv de potência e 150 Nm de torque com etanol. O porta-malas possui 536 litros de capacidade e a distância entre-eixos é de 2,60 m.
A lista
de equipamentos de série do Honda City 2020 inclui itens como ar-condicionado,
sistema de áudio com Bluetooth e USB, vidros elétricos nas quatro portas com
sistema de fechamento à distância e imobilizador, direção elétrica e coluna de
direção com regulagens de altura e profundidade.
Apesar da soberania dos sedãs médios, os modelos de porte compacto também têm vez no mercado nacional. O Honda City 2022 perdeu espaço na categoria, mas sua nova geração deve reforçar uma posição melhor. O modelo está cheio de novidades, como visual renovado, novas dimensões, conjunto mecânico atualizado e novos equipamentos, incluindo o pacote Honda SENSING, que estreia num carro nacional da marca.
A grande novidade, porém, é a chegada do New City Hatchback, que
junto com o sedã (chamado agora de New City) formam uma nova família na gama da
marca por aqui.
A quinta geração do Honda City 2022 ainda
lembra o modelo anterior, mas olhando de perto logo notamos sua evolução em
tamanho, estilo e refinamento. Além disso, sua dianteira tem uma forte
inspiração no irmão maior Civic. Aliás, isso não foi feito sem
querer, pois o Honda City 2022 quer atrair quem estava pensando em comprar o
sedã maior (que vai ficar um tempo fora do mercado até receber uma nova
geração), além de substituir o Fit com sua versão hatch.
A dianteira do novo City tem novos faróis com luzes diurnas em LED (ou com conjunto full LED na versão Touring) e uma grade cromada que es estende de lado a lado e lembra bastante o Civic atual.
MAS A BOLA DA VEZ É...
O City 2013 surgiu com algumas novidades,
segundo a Honda, o City 2013 recebera 344 mudanças, sendo que a
mais perceptível era no visual, onde ganhara novos para-choques, grade
atualizada, faróis mais afilados e lanternas repaginadas.
Também ganhara novas rodas de liga leve, assim como no interior,
onde o cluster recebera computador de bordo, iluminação azul nos instrumentos e
parte central do painel em grafite. Outra
mudança foi o aumento do tamanho do tanque – que é central até na geração nova
– passando de 42 para 47 litros.
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https://www.noticiasautomotivas.com.br/city-2013/
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